sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Texto de Nívea Tavares Paes Sampaio


"O meu bisavô foi Francisco José Dias, filho do capitão Mor Custódio José Dias e Dona Mariana Almeida da Silva.

Custódio José Dias foi Capitão Mor de São Carlos do Jacuí, residente em Vila Campanha. Residiu depois na fazenda da Cachoeira em Machado e depois na Fazenda do Centro, também em Machado. Fez parte do governo provisório de Minas Gerais em 1822 e mais tarde, na Assembléia Federal do Império com assento na Câmara dos deputados na primeira legislatura em 1826 a 1829, na sessão legislativa de 1833. Foi tronco de numerosa família.

Francisco José Dias era casado com Dona Francisca Leopoldina da Silva.

Os pais do Capitão Mor Custódio José Dias foram o capitão Custódio José Dias, natural de Freguesia da Boa Vista na Comarca de Penafiel em Portugal; e Dona Ana Lopes da Silveira natural de São João Del Rei – MG. Casaram-se na capela de Madre de Deus em São João Del Rei em 1730.

Francisca Leopoldina da Silva era filha de José Custódio Dias (1798) e Antônia da Silva Pinto.

José Custódio Dias era filho do alferes Marcos de Souza Magalhães e de D. Ana Josefa da Silva..

Antônia da Silva Pinto era filha de Elias Antônio da Silva Rezende e D. Ana de Jesus da Silva Pinto de Góes e Lara. Eram da região de Entre Rios, em Minas.

Nos idos de 1840, Francisco José Dias veio então com dois escravos, chegou de Machado, da Fazenda do Centro, onde residia, para a região onde é hoje Guaranésia, antiga Santa Bárbara das Canoas.

Desbravou matas para a formação da fazenda da “Correnteza” e iniciou o plantio de canaviais para o fabrico de açúcar, rapadura e cachaça.

Aos poucos, o verde esmeraldino dos canaviais foi tomando lugar onde até então existia mata nativa.

A construção do engenho de açúcar teve início nesta ocasião.

A sede da fazenda da Correnteza , uma linda construção colonial, foi projetada por encomenda de Francisco José, a engenheiros americanos contratados por ele. Esta fazenda fica próxima ao trevo de Arcerburgo e Monte Santo. Data de sua construção, mais ou menos, 1850. É uma bela casa, com 28 quartos, muitas janelas, várias salas, banheiros, cozinha, ermida, varandas, etc. Tem também bem próxima à sede, a senzala.

Aos poucos a paisagem ao redor da fazenda foi tomando o feitio de uma grande propriedade rural. O verde olivado dos cafezais até hoje predomina a região com sua pujança e riqueza. "



Nívea Tavares Dias Sampaio